O que é

O cadastramento de novo e-mail de acesso ao Portal do Servidor é a solicitação da alteração do e-mail de cadastro em função da perda de acesso ou do desconhecimento do e-mail cadastrado anteriormente no antigo Portal do Servidor.

Quem pode utilizar

Servidor público estadual

Etapas
  • 1
  • Solicitar alteração de e-mail de acesso

Solicitação de alteração de e-mail de acesso ao novo Portal em função de não possuir mais acesso ao e-mail cadastrado ou por desconhecimento do e-mail cadastrado no antigo Portal do Servidor.

O e-mail de cadastro não pode ser o mesmo utilizado para outro CPF cadastrado no Sistema de Segurança Corporativo - SSC.

O requerimento pode ocorrer por 4 formas diferentes:

  1. preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo gov.br;
  2. preenchimento digital e assinatura com certificado digital;
  3. preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo SEI;
  4. preenchimento manual.

Documentação

Preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo gov.br:

  1. PDF do Requerimento de alteração do e-mail do Portal do Servidor assinado utilizando o gov.br, conforme procedimento próprio, enviado para novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br do e-mail para o qual é solicitado o cadastro.

Preenchimento digital e assinatura com Certificado Digital:

  1. PDF do Requerimento de alteração do e-mail do Portal do Servidor assinado utilizando o www.portaldeassinaturas.mg.gov.br, conforme procedimento próprio, enviado para novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br do e-mail para o qual é solicitado o cadastro. 

Preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo SEI:

  1. Formulário RH - Alteração de e-mail Portal do Servidor  assinado no SEI e enviado para a unidade SEPLAG/UARH.

Preenchimento manual:

Envio dos seguintes documentos para novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br do e-mail para o qual é solicitado o cadastro:

  1. Cópia digitalizada do Requerimento de alteração do e-mail do Portal do Servidor preenchido e assinado da mesma forma que no documento de identificação;
  2. Cópia digitalizada do documento de identificação civil em que conste o CPF;
  3. Autoretrato (selfie) segurando o documento de identificação.

Canais de prestação
  • 2
  • Receber a confirmação de alteração de e-mail

Verificar o recebimento da resposta (deferimento ou indeferimento) de novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br, na caixa de entrada e SPAM do e-mail para o qual foi solicitado o cadastro.

Canais de prestação
Telefone

(31) 3916-8888

Email

novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br

Outras informações

O e-mail de cadastro não pode ser o mesmo utilizado para outro CPF cadastrado nos sistemas que utilizam o Sistema de Segurança Corporativo - SSC, como, por exemplo, o Portal do Detran.

Dúvidas frequentes

Posso utilizar um mesmo e-mail para cadastros de usuários diferentes (CPFs diferentes) no Sistema de Segurança Corporativo utilizado no Portal do Servidor, no Portal do Detran e outros sistemas?

Não é possível utilizar um mesmo e-mail para cadastro de mais de um CPF no Sistema de Segurança Corporativa. Se possui um usuário (CPF) cadastrado no Portal do Detran e vincualdo a um e-mail, por exemplo, não poderá utilizar este mesmo e-mail para o cadastro do CPF de outra pessoa para acesso ao Portal do Servidor. É necessário que no cadastro seja utilizado um e-mail para cada usuário (CPF).

Como faço para alterar o e-mail ou outros dados pessoais cadastrados no Portal do Servidor se já tiver entrado com meu CPF e senha?

Basta clicar em "Minha Carreira", selecionar "Vida funcional", clicar em "Meus dados", alterar os dados pessoais, clicar no botão "Salvar" e, na sequência, no botão "Confirmar".

Órgão responsável
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG