O que é

O cadastramento de novo e-mail de acesso ao Portal do Servidor é a solicitação da alteração do e-mail de cadastro em função da perda de acesso ou do desconhecimento do e-mail cadastrado anteriormente no antigo Portal do Servidor.

Quem pode utilizar

Servidor público estadual

Órgão responsável
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG
Etapas
  • 1
  • Solicitar alteração de e-mail de acesso

Solicitação de alteração de e-mail de acesso ao novo Portal em função de não possuir mais acesso ao e-mail cadastrado ou por desconhecimento do e-mail cadastrado no antigo Portal do Servidor.

O e-mail de cadastro não pode ser o mesmo utilizado para outro CPF cadastrado no Sistema de Segurança Corporativo - SSC.

O requerimento pode ocorrer por 4 formas diferentes:

  1. preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo gov.br;
  2. preenchimento digital e assinatura com certificado digital;
  3. preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo SEI;
  4. preenchimento manual.

Documentação

Preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo gov.br:

  1. PDF do Requerimento de alteração do e-mail do Portal do Servidor assinado utilizando o gov.br, conforme procedimento próprio, enviado para novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br do e-mail para o qual é solicitado o cadastro.

Preenchimento digital e assinatura com Certificado Digital:

  1. PDF do Requerimento de alteração do e-mail do Portal do Servidor assinado utilizando o www.portaldeassinaturas.mg.gov.br, conforme procedimento próprio, enviado para novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br do e-mail para o qual é solicitado o cadastro. 

Preenchimento digital e assinatura eletrônica pelo SEI:

  1. Formulário RH - Alteração de e-mail Portal do Servidor  assinado no SEI e enviado para a unidade SEPLAG/UARH.

Preenchimento manual:

Envio dos seguintes documentos para novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br do e-mail para o qual é solicitado o cadastro:

  1. Cópia digitalizada do Requerimento de alteração do e-mail do Portal do Servidor preenchido e assinado da mesma forma que no documento de identificação;
  2. Cópia digitalizada do documento de identificação civil em que conste o CPF;
  3. Autoretrato (selfie) segurando o documento de identificação.

Canais de prestação
  • 2
  • Receber a confirmação de alteração de e-mail

Verificar o recebimento da resposta (deferimento ou indeferimento) de novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br, na caixa de entrada e SPAM do e-mail para o qual foi solicitado o cadastro.

Canais de prestação
Telefone

(31) 3916-8888

Email

novoportaldoservidor@rhresponde.mg.gov.br

Outras informações

O e-mail de cadastro não pode ser o mesmo utilizado para outro CPF cadastrado nos sistemas que utilizam o Sistema de Segurança Corporativo - SSC, como, por exemplo, o Portal do Detran.

Dúvidas frequentes

Posso utilizar um mesmo e-mail para cadastros de usuários diferentes (CPFs diferentes) no Sistema de Segurança Corporativo utilizado no Portal do Servidor, no Portal do Detran e outros sistemas?

Não é possível utilizar um mesmo e-mail para cadastro de mais de um CPF no Sistema de Segurança Corporativa. Se possui um usuário (CPF) cadastrado no Portal do Detran e vincualdo a um e-mail, por exemplo, não poderá utilizar este mesmo e-mail para o cadastro do CPF de outra pessoa para acesso ao Portal do Servidor. É necessário que no cadastro seja utilizado um e-mail para cada usuário (CPF).

Como faço para alterar o e-mail ou outros dados pessoais cadastrados no Portal do Servidor se já tiver entrado com meu CPF e senha?

Basta clicar em "Minha Carreira", selecionar "Vida funcional", clicar em "Meus dados", alterar os dados pessoais, clicar no botão "Salvar" e, na sequência, no botão "Confirmar".