O que é

O Treinamento Introdutório é um instrumento desenvolvido para auxiliar na assimilação de princípios, valores e normas e conceitos pertinentes ao Poder Executivo Estadual. Possui como propósito fornecer uma base sólida de informações para os agentes públicos que possam direcioná-los nos estágios iniciais das atividades no Estado com uma lógica auto instrucional. 

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG-MG), disponibilizará conteúdos de temas afetos às áreas centrais, como: Tecnologia da informação e conhecimento, Gestão de Pessoas, Planejamento e Estratégia, Logística e patrimônio, Compras e Orçamento. Já as especificidades de cada órgão/entidade serão tratadas por cada órgão/entidade.

Quem pode utilizar

Servidores, gestores de equipe, estagiários, bolsistas e empregados públicos que estiverem em exercício em órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais.

Quanto tempo leva

Variável, de acordo com a oferta de oportunidade de aprendizado.

Outras informações

Veja o conteúdo da Cartilha, disponível no site da Seplag.

Trata-se de um instrumento desenvolvido para auxiliar os servidores na assimilação de princípios, valores e normas e conceitos pertinentes às suas atividades funcionais.

Neste espaço estão reunidas informações relevantes abordadas no Treinamento Introdutório, de forma a propiciar um melhor entendimento dos servidores a respeito das diversas instâncias do Governo.

O conteúdo contemplado está dividido em 14 temas centrais: Estrutura da Administração Pública Estadual; Estratégia de Governo; Conduta Ética do Servidor; Deveres e Regime Disciplinar Aplicado ao Servidor Público; Direitos do Servidor; Saúde Ocupacional e Perícia Médica; Planos de Carreiras; Cargos de Provimento em Comissão e Funções Gratificadas; Estágio Probatório e Avaliação de Desempenho; Desenvolvimento do Servidor Público; Políticas de Estágio; Programa Ambientação e Gestão e Segurança da Informação.

Órgão responsável
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG