O que é

Licença-paternidade é o afastamento remunerado, com duração de vinte dias, concedido ao servidor em caso de nascimento de filho, adoção ou guarda judicial para fins de adoção de criança com até doze anos de idade incompletos.

Quem pode utilizar

Servidor que comprovar nascimento de filho, adoção ou guarda judicial para fins de adoção de criança com até doze anos de idade incompletos.

Etapas
  • 1
  • Solicitar licença-paternidade

A solicitação de licença-paternidade deverá ser feita no prazo de dois dias úteis, a contar da data do nascimento do filho, da assinatura do termo judicial de adoção ou do termo judicial de guarda para fins de adoção de criança com até doze anos de idade incompletos, de duas formas:

Ponto Digital:

O servidor deverá entrar no sistema, com usuário e senha, ir em Requerimentos, clicar em cadastrar novo requerimento, selecionar requerimento do tipo “Licença Paternidade” , preencher os dados solicitados no cadastro do requerimento , anexar a certidão de nascimento do filho, o documento comprobatório da adoção ou termo judicial de guarda para fins de adoção, autenticar o pedido com usuário e senha e salvar. Em caso de dúvidas, o passo a passo pode ser acessado na aba Treinamentos do sistema.

SEI:

O servidor deverá entrar no sistema, com usuário e senha, preencher e assinar requerimento RH - Licença Paternidade- Req. Solicitante, anexar a certidão de nascimento do filho, o documento comprobatório da adoção ou termo judicial de guarda para fins de adoção e encaminhar para a unidade de recursos humanos do órgão ou entidade de exercício.

Documentação

  • 2
  • Verificar publicação do ato no Diário Oficial

A verificação da publicação do ato de concessão da licença-paternidade no Diário Oficial de Minas Gerais.

Canais de prestação