Comunicado.jpgDescrição
O Programa de Saúde Vocal do Professor foi planejado e desenvolvido pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), por meio da Diretoria Central de Saúde Ocupacional (DCSO) e de sua equipe de Fonoaudiologia.
Caracteriza-se como uma política preventiva, que visa à promoção da saúde vocal dos servidores da Administração Pública de Minas Gerais que fazem uso da voz, principalmente professores.
O Programa tem por objetivo orientar e conscientizar os professores quanto ao uso adequado da voz, minimizar e/ou eliminar sinais e sintomas de alterações vocais, prevenir a ocorrência de doenças laríngeas,aperfeiçoar ou desenvolver habilidades comunicativas enquanto profissionais da comunicação e contribuir para a satisfação pessoal e profissional do professor.

Relação de candidatos aprovados:
A relação com o nome dos candidatos certificados encontra-se disponível nos links abaixo. Acesse-os e leia com atenção as instruções para apresentação da mesma no ato de sua designação ou posse. Orientamos que seja impressa apenas a página com o nome do candidato interessado.
A lista está em ordem alfabética, conforme as divisões abaixo, clique para acessar:

Atualizado em 30/11/2014

Setor responsável
    Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional

Base legal

  •     Lei 16.077 de 26 de abril de 2006
  •     Instrução Normativa SEPLAG/SCPMSO nº 001/2013

Destinatário
    O Programa de Saúde Vocal do Professor é direcionado, exclusivamente, aos professores da rede pública estadual de ensino (concursados ou designados).

Perguntas frequentes

   O Programa de Saúde Vocal do Professor está em vigor desde dezembro de 2006, quando iniciaram-se as palestras presenciais, ministrada pela equipe de Fonoaudiologia da SCPMSO, em Belo Horizonte e sua Região Metropolitana.
   A partir de 2007, foram realizadas as palestras de saúde vocal também para os professores estaduais lotados em vários municípios do interior do Estado.


   O Programa de Saúde Vocal do Professor é composto de duas etapas:

1. A primeira etapa consiste no curso de saúde vocal, disponível no site do Canal Minas Saúde

1.1. Canal Minas Saúde

1.1.1. Acessar o Canal Minas Saúde, pelo endereço: http://canalminassaude.com.br/ead/curso/saude-vocal-para-professores

1.1.2. Seguir as instruções do Canal para acesso aos vídeos

2. A segunda etapa consiste na Oficina da Voz, a ser realizada em eventos promovidos pela SCPMSO e comunicados às unidades da SEE, sendo de responsabilidade das escolas mobilizarem a participação de seus professores.

   O Programa de Saúde Vocal do Professor é composto de duas etapas:
1. A primeira etapa consiste no curso de saúde vocal, disponível no site do Canal Minas Saúde
      1.1. Canal Minas Saúde
      1.1.1. Acessar o Canal Minas Saúde, pelo endereço: http://canalminassaude.com.br/ead/curso/saude-vocal-para-professores
      1.1.2. Seguir as instruções do Canal para acesso aos vídeos
2. A segunda etapa consiste na Oficina da Voz, a ser realizada em eventos promovidos pela SCPMSO e comunicados às unidades da SEE, sendo de responsabilidade das escolas mobilizarem a participação de seus professores.


   Para se obter o certificado de participação no curso de saúde vocal do professor, é preciso realizar o curso de saúde vocal pelo Canal Minas Saúde:

   Caso o professor tenha feito o curso de saúde vocal, ainda pelo Portal do Servidor, tendo sido aprovado no curso, o certificado foi enviado para o email inserido no momento do cadastro.

1. O certificado de saúde vocal, desde que proveniente da capacitação realizada pela equipe de fonoaudiologia da SCPMSO e emitido por este Órgão, contendo a assinatura do(a) Superintendente e da fonoaudióloga responsável, a partir de 2006, tem validade para fins de designação no Estado.

2. Terão validade, e poderão ser apresentado no momento da designação, os certificados gerados no caso de o professor que tenha participado de:

2.1. Palestra presencial de saúde vocal, ministrada pela equipe de fonoaudiologia da SCPMSO/SEPLAG, a partir de 2006;
2.2. Videoconferência de saúde vocal, também ministrada pela equipe de fonoaudiologia da SCPMSO/SEPLAG, a partir de 2008; ou
2.3. Assistiu ao DVD de Saúde Vocal da SCPMSO/SEPLAG, em sua Escola, a partir de 2010

3. Os professores que atenderem a alguma das condições do item 2 não precisarão realizar outro curso de saúde vocal.


   Caso ele já tenha realizado a prova pela internet: encaminhar o chamado ao segundo nível (SCPMSO), com os seguintes dados do professor:

1.1. Nome completo
1.2. MASP (se tiver)
1.3. CPF
1.4. Nome da Escola onde lecionava à época que fez o curso (se tiver)
1.5. E-mail
1.6. Telefone de contato

1. O professor deverá entrar em contato direto com o Canal Minas Saúde, nos telefones (31) 3235-5931 ou (31) 3235-5932, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com a solicitação.
2. O professor pode acessar a lista de aprovados no Portal do Servidor:
2.1. Acessar o Portal do Servidor: https://www.portaldoservidor.mg.gov.br
2.2. Clicar na opção Profissionais de Educação, no menu Comunidade à esquerda
2.3. Selecionar a opção Programa Saúde Vocal
2.4. Consultar a lista de aprovados
2.5. Caso o nome do solicitante conste nesta lista, ele pode imprimir a página correspondente e apresentá-la no momento de sua designação ou posse, já que ela terá a mesma validade do certificado individual.

   Certificados emitidos por prefeitura ou fonoaudiólogos particulares não são aceitos para posse ou designação.
   O certificado válido para apresentação no momento da posse ou designação no Estado de Minas Gerais corresponde ao curso de saúde vocal do professor, parte do Programa de Saúde Vocal do Professor da SCPMSO/SEPLAG, contendo a assinatura de seus responsáveis.


   Como o curso de saúde vocal, no portal do servidor, não estará mais disponível, o professor deverá realizá-lo pelo site do Canal Minas Saúde (http://canalminassaude.com.br/ead/curso/saude-vocal-para-professores).


   O professor pode acessar a lista de aprovados no Portal do Servidor:

1. Acessar o Portal do Servidor : https://www.portaldoservidor.mg.gov.br
2. Clicar na opção Profissionais de Educação, no menu Comunidade à esquerda
3. Selecionar a opção Programa Saúde Vocal
4. Consultar a lista de aprovados



   A Lista de Aprovados no curso é um documento legítimo, e tem o mesmo valor do certificado individual, podendo ser apresentado à SEE no momento da posse ou designação.


   Atualmente, a única opção para acesso a curso de saúde vocal do professor é pelo Canal Minas Saúde, acesso em: http://canalminassaude.com.br/ead/curso/saude-vocal-para-professores


   A Oficina da Voz consiste na segunda etapa do Programa de Saúde Vocal do Professor e tem, por objetivo, não só reforçar os conceitos e estratégias relacionadas à saúde vocal, como também conscientizar os professores a respeito das demais habilidades comunicativas, aperfeiçoando-as ou desenvolvendo-as.


   As Oficinas da Voz são promovidas pela SCPMSO, por meio de sua equipe de fonoaudiologia, em visita às Escolas, após prévia comunicação à Direção da Escola e agendamento das datas e horários correspondentes. Na ocasião, é de responsabilidade das escolas mobilizarem a participação de seus professores.


  De acordo com a Instrução Normativa SEPLAG/SCPMSO nº 001/2013, em seu art 3º, parágrafo único: a escola que obtiver um índice de capacitação de professores igual ou superior a 90% (noventa por cento) na segunda etapa do Programa de Saúde Vocal do Professor - Oficina da Voz - receberá o certificado "Escola Amiga da Voz", emitido pela SCPMSO.